Bygul e Trjegul, os gatos da Freyja

<- Este é o Bygul (Bee-gold : Mel).

E este é o Trjegul (Tree-gold : Ambar). ->

Dei-lhes este nome porque, na mitologia nórdica, Bygul e Trjegul são os gatos que puxam a carruagem da Deusa Freyja – conhecida com a “Senhora dos Gatos”.


Ainda hoje em dia, principalmente nos países do Norte da Europa, os gatos simbolizam a feminilidade, independência, poderes mágicos, graciosidade e harmonia.

Na verdade estes nomes não constam em nenhuma fonte arqueológica ou mitológica, mas foram celebrizados pela autora Diana Paxon no seu romance Brisingamen.

Chegaram até mim quando tinham uns meses, e na altura pareciam dois Europeus comuns. Com o crescimento revelaram-se cruzados de Bosques da Noruega, e soube que tinha escolhido os nomes perfeitos!

Freyja é a minha Deusa do coração, e estes são os seus gatos.

Quem mais é uma ‘senhora dos gatos’?


A Camomila fala comigo

A Camomila (Chamomilla recutita) tem-se tornado uma das minhas ervas preferidas, principalmente em Vaporizações da Yoni.

Ela dá-me um aconchego, um abraço que acalenta.
Quando estou muito stressada – que é muitas vezes digamos, quem nunca? – ela acalma-se e dá-me aquela sensação de que “vai ficar tudo melhor”.
Com o calor da vaporização é mesmo a receita para uma noite tranquila.

Preparo a mistura na minha panela de barro, sento-me no meu banquinho de vaporização com um cobertor e fico a ouvir música – é maravilhoso.

E tu, gostas de Camomila? Como a usas?
Como é que ela fala contigo?

Na foto um dos nossos bancos de vaporização personalizados.
Se gostavas de ter um contacta-me.

Banco de Vaporização – Projeto Berkana

Bem vinda(o) ao site do Projeto Berkana

Bem vinda(o)!

Nestes tempos em que o mundo nos fez recolher juntei-me com o meu irmão, André Matos, para co-criarmos o site do Projeto Berkana.

Este projeto é inteiramente dedicado ao Feminino e surge da vontade de apoiar as mulheres na confiança do seu corpo – em gerar e parir.
Sendo uma apaixonada da Mitologia Nórdica, achei que a runa Berkana daria nome perfeito para este projeto, por representar a fertilidade e a maternidade – o arquétipo do poder gerador feminino. Quero assim manifestar os seus atributos no meu trabalho, pois ela contém tudo o que foi concebido, protegendo-o e nutrindo-o.

Dito isto, um pequeno Disclaimer: nunca geri um Blog! Mas fica a promessa de dedicação e cuidado…e de pelo menos um novo Post por semana.
Dele podes esperar conselhos de auto-cuidado feminino e informações de confiança sobre gravidez, parto e pós-parto.

Espero ver-te por aqui.
Abraço, Ana